XI Caminhada Cultural Afro Brasileira marca o Dia da Consciência Negra em Valença

O grupo Afro Filhos da Terra, coordenado por Maria Célia Preasent, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença, através das secretárias de Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Administração e Infraestrutura e com apoio de empresários locais, realizou nesta terça-feira (20/11), a XI Caminhada Cultural Afro Brasileira, alusiva ao Dia da Consciência Negra e este ano a caminhada tornou-se calendarizada pela Lei Municipal 2.536 de 03 de agosto de 2018, de autoria do vereador Mateus Passos.

Com o tema “Zeferina, Rainha do Quilombo Tenodê”, a caminhada saiu do Pitanga com o grupo Afro Filhos da Terra e grupos de danças de Cairu, Taperoá, Ibirapitanga, a banda Afro Reggae Mirim, Pérola Negra, terreiros de candomblé, grupos de capoeira, o Boi Estrela do Areal, estudantes de escolas municipais, dentre outras atrações. Percorreu as ruas do Bate Quente, Baixa Alegre, Ladeira do Cemitério, Tamarineiro, Sete de Setembro e Marquês do Herval.

O encerramento aconteceu na Praça da República, onde os grupos que participaram do evento se apresentaram no palco, dando um show de cultura e arte. O evento foi finalizado com o show musical de Zai Perreira.

A coordenadora do evento Célia Preasent, agradeceu o apoio e parceria de todo os colaboradores e destacou que “Essa caminhada é importante não apenas para conscientizar, mas também para mostrar ao povo, principalmente aos negros, a sua importância na sociedade”.

Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: Mateus Correia