Valença realiza II caminhada alusiva ao dia nacional da pessoa com deficiência (21 de Setembro)

A prefeitura de Valença, através da Secretaria de Promoção Social- SEMPROS, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPEDE, través do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou nesta sexta – feira, às 09h00min, a II Caminhada alusiva ao dia nacional de luta da pessoa com deficiência.

Os organizadores escolheram a Praça Barão do Rio Branco como local de concentração, onde saíram em caminhada, em direção a Praça da República (Jardim Novo), com os portadores de deficiência e apoiadores portando faixas e apitos, chamando literalmente a atenção da população para a importância de tal evento.

Nossa equipe conversou com a secretária de Promoção Social, Margarete Portugal Moura, que falou sobre a participação do executivo na mobilização: “É importante que nós, quanto poder público, tenhamos um olhar especial para as pessoas com deficiência num âmbito Geral, sejam elas cadeirantes, deficientes auditivos ou de fala, deficientes visuais, entre outros. Afinal, o lema da gestão é cuidar da nossa gente.” Expressou a secretária.

Enilda Ferreira, coordenadora do CREAS, falou um pouco sobre a lei 13.146, de 06/07/15, que dispõe das garantias e direitos à pessoa com deficiência: “é importante que conheçamos essa lei que protege pessoas com impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Todas as pessoas tem os mesmos direitos, independente ou não de ter uma deficiência.” Salientou Enilda.

O evento, que contou ainda com as presenças de Italo santos, presidente do COMPEDE, representantes de demais secretarias municipais e da população civil, foi encerrado por volta do meio dia, cumprindo um importante papel de conscientização a população Valenciana.
Prefeitura de Valença, cuidando da nossa gente!

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Valença.
Fotos: Valdemir Lima.