Show da Paz marca a primeira noite da festa de São Pedro

A tradicional festa de São Pedro foi marcada pelo Show da Paz na noite desta sexta-feira (06/07). O evento, que é organizado por integrantes da Igreja de São Pedro, localizada no bairro do Tento, pertencente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrado contando com a participação da comunidade e outras autoridades.

Os festejos ao padroeiro dos pescadores foram iniciados no dia 27 de junho com a Levada do Mastro de São Pedro, que seguindo a tradição, saiu da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Maricoabo, e percorreu as ruas do bairro. No dia 28 aconteceu a noite da viúva e dia 29 foi celebrada a missa solene que é a data consagrada a São Pedro no calendário católico. Na mesma data, no período da noite, iniciou-se o novenário e, como de costume todos os anos, a sexta-feira que antecede a festa, ocorre o Show da Paz. A programação segue até domingo a noite.

A celebração em homenagem ao padroeiro dos pescadores acontece há cerca de 118 anos e o tradicional Show da Paz vem acontecendo há 15 anos e tem como destaque a valorização da cultura local e da fé. A prefeitura de Valença abraçou a realização do evento, destacando a importância histórica da festa e manutenção da cultura local.

Jeová Porto, Presidente da Associação de Moradores do Tento e membro da igreja, destacou a importância da festa secular de São Pedro e do Show da Paz. Agradeceu a secretaria de Indústria e Comércio e também a secretaria de Infraestrutura, pelo apoio na organização da festa. Jeová falou, inclusive, da união da comunidade do Tento na organização do evento, descrevendo como uma comunidade forte e unida. Ele ainda agradeceu ao empenho do prefeito Ricardo Moura e destacou que o mesmo foi assertivo em não realizar o São João, mas investir na tradicional festa de São Pedro, parabenizado-o pelas realizações que tem feito pelo bairro do Tento.

A programação contou com a participação do Padre Cristóvão, do Padre Antenor e Banda Raízes, da Banda Maranathá e Banda Anjos de Deus que agitaram o público presente.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença