Sensibilização e conscientização na síndrome de Down é realizado na Pestalozzi

Sensibilização e conscientização na síndrome de Down é realizado na Pestalozzi

Com a temática “O Olhar Multiprofissional na Síndrome de Down” a Secretaria de Educação e a equipe de Saúde da atenção especializada do município realizaram quarta-feira (03/04), na Associação Pestalozzi de Valença uma mesa redonda, que abordou diversos tópicos relacionados à sensibilização e conscientização na síndrome de Down.

A equipe da atenção especializada composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira e nutricionista discursaram sobre as demandas existentes para com os atendidos diagnosticados com a síndrome de Down. O evento é necessário para que se desenvolva um olhar multiprofissional com a síndrome visualizando a importância de criar o vínculo, saúde, educação e família. Cada tema discutido foi pensado conforme a prática clínica de cada profissional, abordando a motricidade, o cognitivo e as habilidades neuropsicomotoras.

O evento contou ainda com a participação de duas pedagogas, que desenvolveram trabalhos com a alfabetização de atendidos com a síndrome de Down, na oportunidade elas relataram experiências com alfabetização na instituição e trouxeram sugestões de atividades pedagógicas.

Angelice Conceição, presidente e diretora da instituição, enfatizou que atualmente a instituição possui mais de 100 atendidos com as mais diversas deficiências, estando todos incluídos no estatuto que permite certa autonomia admitindo a presença dos profissionais da saúde dentro da instituição. “Hoje temos essa contrapartida do município trazendo para nós um olhar 100% para os nossos profissionais, tanto da educação, quanto da saúde, dando todo o apoio. A gestão do prefeito Ricardo Moura formou uma parceria muito boa, estando sempre envolvida conosco, sempre que recorremos ao município ele está aberto a nos ajudar, mantendo essa parceria forte e esse evento, hoje traz um formato diferenciado, reforçando a importância dos profissionais da saúde, da educação e da família, ” destacou.

Fonte e Fotos: ASCOM / Secretaria de Educação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *