Secretaria de Saúde de Valença realiza Dia D da campanha de vacinação contra influenza

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (04), o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza. De acordo com a secretária de Saúde Jeanine Fonseca, foram abertas 22 unidades de Saúde do Município (sede e zona rural). Ainda visando cumprir as metas de cobertura, foi montado um posto volante na Praça da República para incentivar as pessoas a aderirem à campanha, que contou com a presença do Zé Gotinha, entrega de certificados de coragem, distribuição de pipocas e lembrancinhas. Ainda de acordo com Jeanine, o município atingiu 55,43% de cobertura vacinal, graças ao empenho das enfermeiras (os), técnicas (os), agentes comunitários de Saúde e todos profissionais das Unidades de Saúde da Família. A meta é alcançar os 90% preconizada pelo Ministério da Saúde. A campanha se estenderá até o dia 31 de maio.

O público alvo da campanha: crianças e gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como os adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, policiais civis, militares, bombeiros e os servidores do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que levam aos casos graves da doença. Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza em todo o país, com 81 óbitos.

Prefeitura Municipal de Valença e Secretaria Municipal de Saúde cuidando da nossa gente.