Secretaria de Cultura de Valença participa do Primeiro Fórum de dirigentes de Cultura do Baixo Sul

Na última quinta-feira, (04/04), os Secretários e Diretores de Cultura do Baixo Sul realizaram o Primeiro Fórum de Dirigentes de Cultura do ano de 2018 e teve como convidado o Conselheiro de Cultura do Estado Neimar Hilário Santos. Na pauta da reunião um dos assuntos foram a formação do fórum de Dirigentes do Baixo Sul, Institucionalização da Cultura, o CPF cultural que significa conselho, plano e fundo, bem como a regulamentação da lei do sistema, ressaltando que Valença está em ordem quanto a este item e foi representada pela secretária de Cultura de Valença Janete Vomeri e o diretor David Terra.

No encontro Valença reivindicou do Conselheiro do Estado a realização do Projeto Municípios Culturais e o Roda Cultura, bem como os repasses de fundos do estado. A secretária de Cultura salientou a necessidade de construirmos leis de incentivo fiscal e leis de incentivo à cultura como: a patrimonialização dos bens materiais e imateriais, calendarização de eventos com programação cultural efetiva. Reafirmou ainda a necessidade de regulamentar o fundo e o brilhante papel dos conselhos no município, como a exemplo o de Valença que viabilizou a construção e assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) dos sobrados da Praça da República.

Fonte: ASCOM-Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Secretaria de Cultura