Secretaria da Promoção Social e AEPETI realizam encontro com diversos setores operacionais do município

Secretaria da Promoção Social e AEPETI realizam encontro com diversos setores operacionais do município

Na manhã desta terça-feira 22/05, no auditório da CEPLAC-Valença aconteceu a 1ª reunião do Comitê Intersetorial do AEPETI, realizada pela Secretaria da Promoção Social, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, tendo como pauta principal, a construção da agenda de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.

Estiveram presentes no evento: A secretária da Promoção Social, Margarete Portugal Moura e sua equipe; os representantes da Polícia Militar, Capitão Melo e o Aspirante Menezes; Hilas Almeida, representante do IFBA e também presidente do Conselho Municipal da Juventude. Além de representantes do secretariado municipal, entre outras instituições sociopolíticas do município.

Para Margarete, é importante conscientizar a população sobre a luta contra o trabalho infantil e, reiterou que não se deve confundir o mesmo, com uma filha que ajuda a mãe nos deveres do lar, mas que exploração do trabalho infantil consiste, por exemplo, na retirada da criança ou adolescente da escola pondo- as para trabalhar a fim de suprir as necessidades do lar através do seu trabalho.

A palestra ficou por conta da diretora do AEPETI Cleide Soares, auxiliada por sua colega e técnica de referencia do AEPETI, Anicleia do Vale, que trouxeram temas relevantes sobre o combate a exploração do trabalho infantil. Durante todo o encontro houve participação constante dos presentes, com destaque para a assessora da Juventude Paula Lima, que falou sobre a importância do ensino em tempo integral ou cursos técnicos oferecidos no turno oposto ao do curso escolar comum, abrindo uma discussão saudável e proveitosa entre os presentes.

Como o dia 12 de junho é o dia escolhido para lembrar o enfrentamento ao trabalho infantil, o AEPETI aproveitou o ensejo e divulgou o tema que será trabalhado nesta data, o mesmo será: “Fingir não ver, não resolve o problema. Combater o trabalho infantil é dever de TODOS”

A prefeitura de Valença apoia a luta contra a exploração do trabalho infantil e levanta esta bandeira ao lado dos equipamentos competentes.

Prefeitura de Valença, cuidando da nossa gente!

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Valdemir Lima




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *