Secretaria da Pesca de Valença realiza reunião para formar cooperativa de aquicultores

Aconteceu na manhã desta terça-feira (15), na sala de reuniões da Prefeitura de Valença, a primeira reunião com vistas a organizar e criar uma cooperativa de piscicultores e aquicultores no município. Promovido pela Prefeitura de Valença, através da Secretaria da Pesca, a reunião contou com as presenças de vários atores no intuito de traçar diretrizes e metas para a criação da cooperativa.

De acordo com George da Hora, secretário da pesca do município, a organização dos produtores será de fundamental importância para alavancar o setor, ainda insipiente, mas com grande potencial de crescimento.

Valença possui diversas aguadas espalhadas na extensa zona rural do município, com produções independentes em pequenas propriedades. A Secretaria da Pesca já identificou essas propriedades e dentro de um projeto que contará com orientação técnica para criação de peixes e camarões, pretende promover uma série de ações para melhorar a produção e a comercialização de pescados.

A cooperativa terá o papel de organizar a produção e comercialização dos pescados oriundos da piscicultura, melhorando significativamente a renda dos produtores. Dentro do planejamento está ainda à comercialização dos pescados para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também para a merenda escolar.

Uma nova reunião já está programada para acontecer no mês de fevereiro, os próximos passos para a materialização da cooperativa será a criação e aprovação de um estatuto e o regimento interno. Participaram da reunião o secretário municipal da Agricultura José Negrão; a vereadora Vane Costa; a representante da Bahia Pesca, Ana Leal; o presidente da Federação de Associações de Bairro de Valença (Femanva), Romilson Muniz; o representante da Colônia de Pescadores Z 15, Ryan Costa, entre outros.