Secretaria da Pesca avança na criação de cooperativa de aquicultores em Valença

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (04), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pela Prefeitura de Valença, através da Secretaria da Pesca, deu continuidade às diretrizes para a criação de uma cooperativa de pequenos aquicultores com o objetivo de aproveitar as aguadas nas propriedades rurais para criação de pescados. Presentes ao evento, vários agricultores de localidades da zona rural discutiram os possíveis impactos que a atividade poderá gerar.

O encaminhamento definiu para o próximo dia 13 de fevereiro, uma nova reunião a fim de definir o número de cooperados, aprovação do estatuto, fundação, eleição e posse.

Diante das exigências burocráticas para a comercialização desses pescados, a cooperativa é o caminho mais curto para viabilizar o retorno financeiro aos cooperados. De acordo com o secretário da Pesca, George da Hora, a Prefeitura, através do prefeito Ricardo Moura, tem se posicionado favorável e demonstrado interesse em agrupar os agricultores e fortalecer essa atividade, ainda insipiente no município.

Para oferecer estrutura que venha a viabilizar a criação da cooperativa, o engenheiro Patrick Souza apresentou um orçamento para a recuperação da unidade de beneficiamento de pescados da Colônia de Pescadores Z 15 no bairro do Tento. Segundo ele, a Colônia ofereceu o espaço e a parceria para que os cooperados pudessem beneficiar os produtos na unidade e assim agregar valores ao preço final.

Entre as exigências do mercado, estão a criação do selo de certificação do Ministério da Agricultura e o beneficiamento dos produtos.
Também, Cristovam Amarante – representante de uma empresa de rações – expôs as técnicas e quantidades de rações em que cabe fornecer em cada etapa da criação de pescados.

Fonte e Fotos: ASCOM