Reunião na Bahia Pesca discute projeto do Novo Mercado do Peixe de Valença

Em reunião na Bahia Pesca, na última terça-feira, 15/05, o prefeito Ricardo Moura e o diretor da secretaria municipal de Pesca e Aquicultura – SEMPA, George da Hora, juntamente com presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, deram continuidade à reunião que ocorreu entre os vendedores de pescados, marisqueiros e pescadores no último dia 10/05. Na oportunidade foi definida a entrega do projeto atualizado do mercado de peixe, cujo nome foi alterado para “Novo centro de Pescado e tenda de Mariscos Valença – Bahia”, com o valor estimado de R$ 1.869.089.18. O projeto foi entregue pelo presidente Eduardo Rodrigues.

Foram acordados ainda, a reativação de novos projetos, dentre eles, a distribuição de alevinos na zona rural e bolsões para pré-engorda. Serão entregues aproximadamente 150.000 mil alevinos e 50 bolsões.  Também ficou definido o beneficiamento do Sítio Renascer (unidade de reabilitação) onde a Bahia Pesca distribuirá o alevino, os bolsões e uma parte da ração. Os internos receberão um curso de qualificação, curso básico de piscicultura, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA ou pela própria Bahia Pesca. Posteriormente eles também receberão um curso de beneficiamento de pescado, de como tratar, como filetar, podendo futuramente comercializar.

A Bahia pesca também firmou compromisso no apoio a outros cursos ligados a piscicultura na zona rural, uma parceria com o IFBA, através da Formação Inicial Continuada – FIC. O curso conta com carga horária de 180 horas, fruto de um projeto de cooperação técnica em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença e o IFBA.

O prefeito Ricardo Moura ressaltou que não medirá esforços para alinhar, junto ao Governo do Estado, a efetivação da construção do Mercado do Peixe, destacando a importância para a regularização e comercialização do pescado. O diretor de Pesca George da Hora avaliou como positiva a reunião e falou sobre a expectativa de que a construção do mercado traga um grande beneficiamento para o município e para a classe dos pescadores. Ele enfatizou que estará sempre à disposição e atuante para o melhoramento e valorização dos pescadores e marisqueiros de Valença.

A reunião foi encerrada com a entrega do Projeto feito pelo presidente da Bahia Pesca Eduardo Rodrigues e o assessor especial Marcos Rocha ao Prefeito Ricardo Moura.

Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: George da Hora e Valdemir Lima