Reunião na Bahia Pesca discute projeto do Novo Mercado do Peixe de Valença

Reunião na Bahia Pesca discute projeto do Novo Mercado do Peixe de Valença

Em reunião na Bahia Pesca, na última terça-feira, 15/05, o prefeito Ricardo Moura e o diretor da secretaria municipal de Pesca e Aquicultura – SEMPA, George da Hora, juntamente com presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, deram continuidade à reunião que ocorreu entre os vendedores de pescados, marisqueiros e pescadores no último dia 10/05. Na oportunidade foi definida a entrega do projeto atualizado do mercado de peixe, cujo nome foi alterado para “Novo centro de Pescado e tenda de Mariscos Valença – Bahia”, com o valor estimado de R$ 1.869.089.18. O projeto foi entregue pelo presidente Eduardo Rodrigues.

Foram acordados ainda, a reativação de novos projetos, dentre eles, a distribuição de alevinos na zona rural e bolsões para pré-engorda. Serão entregues aproximadamente 150.000 mil alevinos e 50 bolsões.  Também ficou definido o beneficiamento do Sítio Renascer (unidade de reabilitação) onde a Bahia Pesca distribuirá o alevino, os bolsões e uma parte da ração. Os internos receberão um curso de qualificação, curso básico de piscicultura, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA ou pela própria Bahia Pesca. Posteriormente eles também receberão um curso de beneficiamento de pescado, de como tratar, como filetar, podendo futuramente comercializar.

A Bahia pesca também firmou compromisso no apoio a outros cursos ligados a piscicultura na zona rural, uma parceria com o IFBA, através da Formação Inicial Continuada – FIC. O curso conta com carga horária de 180 horas, fruto de um projeto de cooperação técnica em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença e o IFBA.

O prefeito Ricardo Moura ressaltou que não medirá esforços para alinhar, junto ao Governo do Estado, a efetivação da construção do Mercado do Peixe, destacando a importância para a regularização e comercialização do pescado. O diretor de Pesca George da Hora avaliou como positiva a reunião e falou sobre a expectativa de que a construção do mercado traga um grande beneficiamento para o município e para a classe dos pescadores. Ele enfatizou que estará sempre à disposição e atuante para o melhoramento e valorização dos pescadores e marisqueiros de Valença.

A reunião foi encerrada com a entrega do Projeto feito pelo presidente da Bahia Pesca Eduardo Rodrigues e o assessor especial Marcos Rocha ao Prefeito Ricardo Moura.

Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: George da Hora e Valdemir Lima




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *