Reunião discute realização do Encontro dos Produtores de Azeite do Baixo Sul

A Prefeitura de Valença, por meio das secretarias de Indústria e Comércio, Agricultura e Saúde realizou nesta quinta-feira (11) uma reunião para discutir a organização do encontro sobre a cultura do dendê em Valença, o evento está previsto para acontecer no dia 08 de julho de 2019, no Instituto Federal da Bahia (Ifbaiano).

O encontro contou com as participações dos secretários, José Negrão (Agricultura), Paulo Martins (Indústria e Comercio), Janete Pereira Vomeri (Cultura); do vereador, Adailton Francisco, além de Aítala Assis e Maira Rosenberg, do setor de Vigilância em Saúde; Josué Castro, do Ifbaiano; Fabrício Cunha, da Cesol; Rafaela Bonfim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e produtores e agricultores.

O objetivo é que o azeite de dendê produzido em todo o Baixo Sul tenha o selo de Identidade Geográfica, o que o diferenciará dos produtos de outras regiões, como o Pará, por exemplo. O Selo de Identidade Geográfica permitirá que os nossos produtos sejam valorizados e reconhecidos, trazendo ganhos para todos os produtores envolvidos.

Segundo o secretário de Agricultura, José Negrão, este foi um primeiro momento e outros encontros deverão ser agendados, inclusive com a participação de outras secretarias e órgãos. “O objetivo é criar uma comissão para discutir as condições para que os roldões artesanais e industriais possam ter este selo de identidade, com isso, agregar valor ao azeite produzido na região”.

Fonte e Fotos: ASCOM