Projeto “Carrego meu oxente com muito orgulho” movimenta escolas municipais de Valença

A semana começou bastante movimentada no Centro de Cultura de Valença. Nesta segunda e terça, (05 e 06/11), com várias apresentações envolvendo as escolas municipais e com uma temática voltada para a cultura nordestina, a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Educação, promoveu o Projeto Lítero musical: Carrego meu oxente com muito orgulho, integrando saberes na Rede Municipal de Ensino. O evento que envolveu alunos de diversas idades, desde os mais novos, inseridos nas creches municipais, mostrou, através de atividades lúdicas, cordéis, danças, músicas e teatro, as diversas manifestações culturais, muitas já esquecidas na nossa comunidade local, mas que são praticadas na região Nordeste do país.

Desde Lampião, o cangaceiro do sertão, até o bumba meu boi, as escolas se revezavam no palco, apresentando a história através da arte. O projeto Lítero musical proporcionou o resgate das tradições que marcaram a vida dos nordestinos e integrar as escolas municipais numa viagem de redescoberta dos valores de um povo, que traz na sua essência, uma história de luta e raça para sobreviver às intempéries da árida região, transformada em prosas e versos.

O secretário de Educação de Valença Daniel Alves, falou do objetivo do projeto.

“Nosso objetivo, quando idealizamos o projeto, foi viabilizar a aquisição dinâmica de conhecimento, sensibilização e valorização da cultura, da qual os alunos são parte integrante, ou seja,  a identidade cultural nordestina, contribuindo assim para a formação de um cidadão consciente de sua riqueza histórico-cultural, dos problemas que acompanham o crescimento e de práticas comunitárias que busquem a vivência da cidadania”, relacionou o secretário.

A coordenadora pedagógica Cintia Lima se mostrou agradecida à todos os envolvidos, pelo sucesso do evento.

“Desde maio quando o projeto foi lançado através da Secretaria de Educação para as nossas escolas, os nossos alunos vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de pesquisa e apropriação de conhecimento sobre a Região Nordeste. Dentro das unidades escolares foram feitas apresentações de cunho pedagógico como canto, dança, teatro, poesias…. Eles brilharam! Gostaria de agradecer à toda comunidade escolar pelo compromisso e empenho na realização desse projeto. O professor foi peça chave,  incentivando e agregando valor as pesquisas e apresentações”, destacou Cintia.

Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença