Projeto “Carrego meu oxente com muito orgulho” movimenta escolas municipais de Valença

Projeto “Carrego meu oxente com muito orgulho” movimenta escolas municipais de Valença

Projeto “Carrego meu oxente com muito orgulho” movimenta escolas municipais de Valença

A semana começou bastante movimentada no Centro de Cultura de Valença. Nesta segunda e terça, (05 e 06/11), com várias apresentações envolvendo as escolas municipais e com uma temática voltada para a cultura nordestina, a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Educação, promoveu o Projeto Lítero musical: Carrego meu oxente com muito orgulho, integrando saberes na Rede Municipal de Ensino. O evento que envolveu alunos de diversas idades, desde os mais novos, inseridos nas creches municipais, mostrou, através de atividades lúdicas, cordéis, danças, músicas e teatro, as diversas manifestações culturais, muitas já esquecidas na nossa comunidade local, mas que são praticadas na região Nordeste do país.

Desde Lampião, o cangaceiro do sertão, até o bumba meu boi, as escolas se revezavam no palco, apresentando a história através da arte. O projeto Lítero musical proporcionou o resgate das tradições que marcaram a vida dos nordestinos e integrar as escolas municipais numa viagem de redescoberta dos valores de um povo, que traz na sua essência, uma história de luta e raça para sobreviver às intempéries da árida região, transformada em prosas e versos.

O secretário de Educação de Valença Daniel Alves, falou do objetivo do projeto.

“Nosso objetivo, quando idealizamos o projeto, foi viabilizar a aquisição dinâmica de conhecimento, sensibilização e valorização da cultura, da qual os alunos são parte integrante, ou seja,  a identidade cultural nordestina, contribuindo assim para a formação de um cidadão consciente de sua riqueza histórico-cultural, dos problemas que acompanham o crescimento e de práticas comunitárias que busquem a vivência da cidadania”, relacionou o secretário.

A coordenadora pedagógica Cintia Lima se mostrou agradecida à todos os envolvidos, pelo sucesso do evento.

“Desde maio quando o projeto foi lançado através da Secretaria de Educação para as nossas escolas, os nossos alunos vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de pesquisa e apropriação de conhecimento sobre a Região Nordeste. Dentro das unidades escolares foram feitas apresentações de cunho pedagógico como canto, dança, teatro, poesias…. Eles brilharam! Gostaria de agradecer à toda comunidade escolar pelo compromisso e empenho na realização desse projeto. O professor foi peça chave,  incentivando e agregando valor as pesquisas e apresentações”, destacou Cintia.

Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Valdemir Lima




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *