Prefeitura de Valença realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, aconteceu nesta quarta-feira (03), no Centro de Cultura Olívia Barradas, a 6ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Valença, baixo sul da Bahia. O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, tem como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município, além de eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual.

A secretária de Saúde de Valença, Jeanine Fonseca abriu o evento destacando a parceria com o Conselho de Saúde e a importância para Valença com a realização da Conferência. “Este é o momento de ouvir a população e com isso, buscar melhorias para a saúde”, destacou. O presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Passos participou da Conferência, onde na oportunidade representou o prefeito Ricardo Moura. Também presente, Josinaldo Rosário, presidente do Conselho de Saúde do Município.

A 6ª edição da Conferência Municipal de Saúde foi dividida em duas etapas, sendo que pela manhã foi feita a leitura do Regimento Interno, aprovado pelos presentes. Ainda pela manhã foi realizada uma palestra proferida pelo diretor da Diretoria de Atenção Básica do Estado (DAB), José Cristiano. Focado no tema da Conferência, José Cristiano destacou o papel dos participantes na elaboração das propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. “Vamos dizer para a Bahia e o Brasil o que Valença quer em relação à saúde. Essas propostas poderão fazer parte do plano de saúde do estado” destacou.

Durante o período da tarde, foram formados grupos de trabalho para debater os eixos temáticos definidos como: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram eleitos 04 delegados que participarão da etapa estadual, 03 suplentes, 30% de convidados, 10% de participantes livres e 08 convidados.

Além dos citados, participaram da Conferência, Roque Onorato, vice-presidente do Conselho de Saúde; Daniel Reis, secretário de Educação; Cátia Costa (Agesv), Jaciara Bueno (Aviva), agentes comunitários de Saúde, agentes de endemias, profissionais do setor, além de representantes do Conselho de Pessoas com Deficiência e Conselho da Mulher.

Ascom/Prefeitura de Valença