Prefeitura de Valença presta assistência aos agricultores no cadastro do CAR

A prefeitura de Valença, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou nesta quinta-feira (09/08), duas importantes reuniões com agricultores da localidade de Cajaíba, com o objetivo de cadastrar as propriedades rurais da região no CAR – Cadastro Ambiental Rural. As reuniões aconteceram às 08:00h e às 10:00h, nas igrejas do Desterro e São Francisco, respectivamente.

Criado por lei em 2012, o CAR funciona dentro do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima). Trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais.

Por decreto, o prazo para o cadastramento foi prorrogado até o dia 31 de dezembro deste ano e o secretário José Negrão destacou a importância de cumprir o prazo. “É importante que os proprietários de imóveis rurais realizem em tempo hábil o cadastramento, a fim de evitar contratempos e estar em dia com suas obrigações perante os órgão oficiais, pois a finalidade do cadastro é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento”, enfatizou Negrão.

Das reuniões ficaram definidas mais de 40 medições para serem realizadas na próxima quarta-feira e de forma gratuita.
Prefeitura de Valença – Cuidando da nossa gente

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Valença