Prefeitura de Valença inaugura galpão de materiais recicláveis

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), inaugurou na manhã desta quarta-feira (30) o galpão de materiais recicláveis. Com 1.200 m², o equipamento faz parte do projeto da Sema, “Valença Recicla”, está localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães nº 350, e de acordo com o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Borges, graças às parcerias com empresas da cidade, foi possível implantar o projeto. Focado na sustentabilidade, uma das diretrizes traçada pela gestão do prefeito Ricardo Moura, o local será aberto para centenas de catadores de materiais recicláveis que buscam no dia-a-dia, o sustento de suas famílias na árdua tarefa de recolher o lixo que pode ser reaproveitado. “Estaremos recebendo todo tipo de matérias recicláveis, a exemplo de plástico, papel, latinhas de alumínio, óleo de cozinha, lixo eletrônico, entre outros”, disse Marcelo. Ainda, segundo o secretário, toda a receita gerada pelo equipamento será revertida para os catadores e, também, para projetos de educação ambiental da Sema.

Presente ao evento, a vereadora Lorena Mercês, destacou o papel da Sema. “Queria parabenizar a Secretaria do Meio Ambiente de Valença por estar promovendo a educação ambiental na cidade. Hoje a gente pode observar muitas ações, a exemplo das lixeiras colocadas nas ruas e praças e o trabalho que Marcelo e sua equipe vêm desenvolvendo”, disse.

Ainda dentro do Projeto “Valença Recicla”, a Sema visa promover a implantação da coleta seletiva em bairros de Valença.

Participaram ainda da inauguração, a secretária da Juventude, Jéssica Brandão; o diretor da SP Ambiental, Antônio Jorge; empresários e representantes do Kilombo Tenondé.

Fonte e Fotos: ASCOM/Valdemir Lima