Prefeitura de Valença e Governo do Estado realizam mutirão de triagem para cirurgias de catarata

A Prefeitura Municipal de Valença, em parceria com o governo do Estado da Bahia realizou nos dias 01 e 03 de dezembro o 4º mutirão para encaminhamento de pessoas com idade a partir de 55 anos, para fazer cirurgias de catarata. No dia 01 a triagem aconteceu no Colégio Getúlio Vargas e no dia 03 a triagem foi realizada na Unidade de Saúde da Feira Livre e todo o processo das cirurgias será feito gratuitamente.

No local, médicos oftalmologistas do Instituto de Olhos Adi Nascimento, realizaram a triagem através de uma série de exames oftalmológicos como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea e ultrassonografia do globo ocular.

De acordo com a secretária de Saúde, Jeanine Fonseca, os pacientes que necessitarem realizar a cirurgia de catarata serão encaminhados pela prefeitura para fazer gratuitamente esses procedimentos e por seguinte a revisão das cirurgias.

O prefeito Ricardo Moura informou que, esse mutirão é mais uma das muitas ações que vem sendo desenvolvidas para garantir saúde aos munícipes. De acordo com ele, mensalmente, centenas de procedimentos médicos e encaminhamentos vem sendo disponibilizados pela prefeitura, através da secretaria de Saúde. “O objetivo é intensificar ainda mais os procedimentos e atendimento, possibilitando uma saúde ainda melhor em Valença,” destacou o gestor.

Tatiane Menezes, diretora de regulação, falou da importância da realização desse mutirão no município e o quanto a regulação tem se empenhado no atendimento aos que precisam dos serviços de saúde. “Essa parceria com o estado é feita a partir do Programa de Parceria de Investimento – PPI e em decorrência da demanda reprimida que tinha em nosso município, pois há anos não era disponibilizado esse tipo de atendimento. Esse é o 4º mutirão realizado no município desde o mês de setembro,” enfatizou a diretora.

Prefeitura de Valença, cuidando da nossa gente!

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença