Prefeitura de Valença conclui primeira etapa da reforma da Câmara de Vereadores

Prédio da Câmara de Vereadores de Valença deverá ser entregue em 10 de novembro deste ano, após obras da segunda etapa

O prefeito Ricardo Moura e o presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Mateus Passos, apresentaram nesta quarta-feira (13), em uma coletiva para a imprensa local a conclusão da primeira etapa da reforma do prédio da Câmara Municipal. De acordo com o prefeito, o prédio será entregue a comunidade no próximo dia 10 de novembro, após a conclusão das reformas da segunda etapa.

O dia 10 de novembro é uma data importante para a cultura e a história de Valença, nesta data, em 1849 o município foi emancipado e na mesma data foi construído o prédio da Câmara, uma feliz coincidência que em 2019 completam, – ambos, Cidade e Câmara -, 170 anos.
As obras de reforma do prédio da Câmara, que estão sendo executadas pela Prefeitura de Valença, segue rigorosamente um cronograma do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), haja vista que o prédio é tombado pelo governo do estado. A primeira etapa das obras, que comtemplou o escoramento do lanternim, foi concluída, e, a partir de agora, segue para segunda etapa as reformas do telhado, rede de iluminação elétrica e pintura.
“Este é o um dos mais belos prédios históricos do Brasil, é um espaço político e cultural que engrandece nossa cidade e é o nosso principal cartão postal”, declarou Ricardo Moura.

Dentro das reformas que foram realizadas ao longo dos anos, destacam-se as intervenções promovidas quando Ricardo, então vereador e presidente da Câmara em 1997, realizou. “Nesta época, além de promovermos uma ampla reforma, já que quando chovia molhava tudo dentro da Câmara, também inovamos com a criação da Tribuna Livre, espeço dedicado ao povo; e a Câmara Itinerante”, ressaltou o prefeito.
Para o presidente da Câmara, Mateus Passos, a união dos vereadores em torno de seu nome para presidir a Câmara fortaleceu o Legislativo e a realização do projeto da reforma da Câmara, culminando com a obra de iniciativa da Prefeitura. “Não quis ser presidente por vaidade, mas com a certeza de oferecer a minha contribuição para Valença, junto com meus colegas vereadores”, disse.

Participaram da visita à Câmara, os vereadores, Mateus Passos, Reca, Luiz Muniz e Romildo dos Santos (Pó da Pesca); os jornalistas Rodrigo Mário (Rolando na Orla) Irene Dóris (Programa Espaço Aberto), Tácio Lima e Mateus Correia (TV Costa do Dendê), Washington Pelegrini (Blog do Pelegrini), Wellington Anumpciação (Livre Notícias), Isaias Nácito (Espaço Aberto), Ricardo Lemos (Link Bahia); os secretários Janete Vomeri (Cultura), Paulo Martins (Indústria e Comércio) e José Negrão (Agricultura).

Fonte e Fotos: ASCOM/Elton Andrade