Prefeitura apoia nova cooperativa de piscicultura em Valença

Com 21 cooperados, a nova cooperativa de piscicultura (cultivo de peixe) conta com o apoio de grandes instituições, entre elas, Prefeitura Municipal de Valença, ASCOOB, CEPLAC e Bahia Pesca.
Na primeira reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (23), entre os cooperados e as instituições supracitadas, foram abordados temas como: métodos de crescimento para a jovem cooperativa e ações para ampliar o cultivo de peixe de água doce na região. Um dos principais objetivos da cooperativa é explorar a fertilidade da região, permitindo que, ao invés de comprar de outras regiões do Brasil, os produtos sejam oriundos de Valença e região, gerando assim renda para os produtores e para os municípios.

Segundo Romilson Muniz, presidente da Federação das Associações Municipais de Bairros de Valença (FEMAMVA), um espaço foi cedido pela Colônia de Pescadores de Valença Z 15, para que seja montada a sede da cooperativa. Ainda de acordo com Romilson, algumas barragens já estão sendo limpas para que a produção de peixes de água doce, como Tilápia e Tambaqui seja iniciada na região.

O secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, George Santana da Hora, destacou que a iniciativa conta com total apoio do prefeito Ricardo Moura. “A Prefeitura tem se posicionado com total apoio a essa importante iniciativa. Estamos tendo todo o apoio do prefeito Ricardo Moura. As demais instituições já citadas, também declararam total apoio a esta formação e implementação da cooperativa”, disse George.