Oficina de criação de abelhas nativas sem ferrão será realizado em Valença

Oficina de criação de abelhas nativas sem ferrão será realizado em Valença

A Secretaria do Meio Ambiente de Valença abre inscrições para interessados em aprender manejos e técnicas para criação de abelhas nativas sem ferrão. Os interessados deverão se dirigir à Secretaria localizada na Av. Antônio Carlos Magalhães, próximo ao posto de combustível Petrobras no bairro do Jacaré.

A oficina será ministrada por Miele Soares Júnior, que é apicultor e meliponicultor (criador de abelhas nativas) com muitos anos de experiência. Serão apenas 50 vagas disponibilizadas aos interessados. O Curso terá início no dia 09 de fevereiro no Auditório da SEMA.

O objetivo desta oficina é ensinar de forma pratica e teórica as técnicas básicas para o manejo das abelhas nativas. A partir dela, os participantes estarão aptos a começar a criar suas próprias abelhinhas. Serão abordados temas como a escolha das espécies, a aquisição de colônias, modelos de colmeias, cuidados básicos de manejo, coleta de mel, pólen e própolis e a confecção de iscas de garrafa pet para a captura de novos enxames.

De acordo com o secretário Marcelo Borges, as abelhas nativas são ideais para criação nas varandas, quintais das casas, também podem ser criadas em escolas públicas. Como não possuem ferrão, o manejo das colmeias é muito fácil, de baixo custo e sem a necessidade de roupas de proteção. Pessoas de todas as idades podem manusear as abelhas sem riscos de acidentes.

As abelhas nativas, que estão em risco de extinção, polinizam a Mata Atlântica, nossas hortas e jardins. Sem elas. O mel, pólen e própolis produzidos possuem altas propriedades medicinais.

Haverá entrega de certificados aos participantes; a taxa de inscrição é de 1 kg de material reciclado.

INSCRIÇÕES: na SEMA ou telefone 3641.8643
e-mail: meioambiente@valenca.ba.gov.br.
página do Facebook: SEMA Valença
DATA/HORÁRIO: início dia 9 de fevereiro, aos sábados de 8h as 12hs.
LOCAL: Auditório da SEMA ( Avenida ACM, próximo ao posto Petrobras).
Realização: Prefeitura de Valença, através da Sema – Secretaria de Meio Ambiente.
Apoio: Kilombo Tenondê e Repiu.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *