I Capacitação do Programa “Busca Ativa Escolar”

A Prefeitura de Valença, através da secretária de Educação realizou uma capacitação do Programa “Busca Ativa Escolar” em parceria com a secretaria de Saúde e Associação dos Agentes de Saúde de Valença-AGESV, para agentes comunitários e enfermeiros.  A capacitação foi ministrada pela professora Valdenilda Lopes França, no Instituo Federal da Bahia -IFBA.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.  Essa parceria é uma metodologia social, que permite o poder público e sociedade civil, identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que consigam se matricular e frequentar as aulas, contribuindo assim, para atender ao que determina o Plano Nacional de Educação com desdobramento no cumprimento de do Plano Municipal de Educação /PME, Lei nº 13.005/2014.

Com essa preocupação o prefeito de Valença aderiu ao programa Busca Ativa Escolar em nossa cidade e será realizado com o comprometimento de todos os atores sociais, tendo como atores indispensáveis os Agentes Comunitários de Valença.

Presente no evento, a secretaria de Juventude, Jessica Brandão ressaltou a importância deste programa, para ela, “Devemos manter as crianças e adolescentes na escola sim, afinal é importante mantê-los longe das tantas coisas ruins que o mundo oferece hoje, mais, sobretudo, devemos mantê-los na escola a fim de proporcionar um futuro promissor aos mesmos”.

Fonte: Secretaria de Educação