Equipe do Bolsa Família de Valença faz mutirão de cadastro do BPC no CAPS

O Benefício de Prestação Continuada garante a transferência mensal de um salário mínimo às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade com renda familiar de até R$ 238 por pessoa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de 1,7 milhão pessoas que recebem o BPC ainda não se cadastraram. E o prazo para o cadastramento no CadÚnico vai até o dia 31 de dezembro. Percebendo o grande número de pessoas que recebem o BPC, fora do cadastro, a Secretaria de Promoção Social criou estratégias para que fossem feitos cadastramentos em diversos locais de grande concentração de pessoas.

E nesta quinta (29/11), a secretária da pasta Margarete Portugal Moura visitou o CAPS para acompanhar o trabalho da sua equipe. Recebida com muito carinho pelos usuários do serviço que é mantido pela Secretaria de Saúde do município de Valença e coordenado por Luciano Ventura Cardoso, Margarete cedeu 30 cadeiras plásticas para serem utilizadas durante o mutirão e posteriormente, pela equipe do CAPS na realização das oficinas da unidade.

“Trabalhamos em parceria, pois o que me importa é que a população de Valença seja, a cada dia, beneficiada com serviços públicos de qualidade”, declarou Margarete

Segundo a Gestora do Bolsa Família Talitha Amorim, o pouco tempo que resta para o cadastro dessas pessoas, mobilizou o setor a ir atrás, para que nenhum perca o seu benefício.

“A grande maioria dos pacientes do CAPS recebem o BPC, então como eles não estavam vindo até a gente, nós estamos indo até eles. Nós fizemos agora, terça, fizemos a primeira leva de cadastros e hoje é o segundo dia de cadastro no CAPS. Estamos aguardando a relação da Escola Pestalozzi para atendermos, como também, estamos aguardando a relação da AMA – Associação de Pais e Amigos de Autistas. E estamos lá no setor do Bolsa Família para atendermos todos aqueles que fazem parte do perfil do benefício, de segunda a quinta, das 8 às 17 horas”, destacou a gestora.

Para se inscrever, os beneficiários devem comparecer com seus documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência. O processo também pode ser feito pelo responsável familiar.

Fonte: ASCOM-Prefeitura Municipal de Valença