Creche-Berçário da Vila Operária realiza Jornada Pedagógica

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 15, 16 e 17 de abril, no auditório da Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG, o primeiro encontro de formação com os funcionários da Creche-Berçário da Vila Operária. A creche conta com a gestão da diretora Maria Lúcia de Souza que vem desenvolvendo juntamente com a equipe, o trabalho de organização do espaço. Com o tema central “Entre o Pensar e o Fazer” o evento buscou discutir sobre os cuidados básicos com a saúde da criança.

A abertura do evento contou com a participação do secretário de Educação, Daniel Reis e da coordenadora geral da Diretoria de Ensino do Município, Marineide Santos. Em pronunciamento, o secretário de Educação salientou que a educação infantil tem sido uma das grades preocupações da gestão e se tem investido na construção, estruturação e abertura de creches. “A educação infantil depende de um bom atendimento, a queda na vulnerabilidade depende da qualidade ofertada pela educação, principalmente nos anos iniciais e, é visível que a promoção da primeira infância deve ser o centro da estratégia de desenvolvimento de qualquer município, ” finalizou.

Na oportunidade, Marineide Santos explanou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação para o atendimento as crianças das creches do Município. “Um ambiente mais agradável é um estímulo para as crianças sentirem o desejo de estar e permanecer no âmbito escolar, além de segurança para que seus pais possam desenvolver atividades enquanto seus filhos ficam aos cuidados dos profissionais. É por isso, que a gestão tem trabalhado para garantir espaços escolares cada vez mais adequados, no momento temos três creches em construção nos bairros do Novo Horizonte, Bolívia e no distrito do Guaibim”, disse.

A programação nos dias 16 e 17 seguiram com a participação de profissional da área de enfermagem, do Corpo de Bombeiros, do Concelho Tutelar, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

A Creche-Berçário da Vila Operária vem para atender e beneficiar toda a comunidade circunvizinha, sendo mais uma instituição que veio para garantir acessibilidade, acolhimento pedagógico e desenvolvimento educacional das crianças.

Fotos: Equipe escolar